Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Ciências Naturais
24 octobre 2007

Cágados

Cágados

Os cágados são animais da família das tartarugas, mas muito mais pequenos!

Existem ainda outras diferenças. Por exemplo, os cágados são omnívoros (comem carne crua, peixe, alface, banana, outras frutas e legumes) e vivem apenas em zonas mais ou menos quentinhas. Se não apanharem sol ou se tiverem muito frio ficam doentes.

Algumas espécies de cágados estão a desaparecer. São capturados aos milhares para serem vendidos como animais de estimação. A maioria morre a caminho das lojas!

Felizmente, em Portugal as pessoas têm muito cuidado e os nossos cágados não estão a desaparecer.

O ambiente ideal para os cágados de estimação é o terrário, ou seja, um aquário formado por duas partes, uma de água, que é o aquário e outra constituída de areia, pedras e plantas.

O terrário deve ser colocado num local onde apanhe sol durante a maior parte do dia e a temperatura ideal deve ser de 24 a 26 graus.

O nível da água do terrário deve ser baixo e a parte onde há o solo deve ser em forma de praia (tipo rampa, ou declive), facilitando o ir e vir do animal da água para terra.

Se não for em forma de praia, não conseguirá sair da água para andar ou apanhar sol.

Também é preciso mudar a água muitas vezes!

Os cágados são animais diurnos pois gostam da luz e também são denominados de animais higrófilos porque precisam muito de água embora não vivam permanentemente nela.

Eles variam a sua temperatura corporal de acordo com a temperatura exterior e por isso são denominados de animais poiquilotérmicos.

Durante o Inverno os cágados reduzem o seu metabolismo (actividade dos seres vivos) devido ao frio, ou seja hibernam.

     

cagado2_1_              terrario_1_

A. F. M. A.

8D Nº3

Publicité
Publicité
Commentaires
Ciências Naturais
Publicité
Publicité